Você sabe o que é due diligence? Se você é um empreendedor e está avaliando a possibilidade de comprar ou investir em uma nova empresa, o mais conveniente seria realizar uma investigação que permita conhecer quaisquer dados importantes que possam influenciar a tomada de decisão. Uma investigação que é realizada por due diligence.
Conteúdo do artigo
O que é uma due diligence e para que serve?
Uma due diligence é um processo de pesquisa geralmente iniciado pelo comprador ou investidor de uma empresa , uma vez iniciadas as primeiras negociações, como pré-condição para a assinatura de um contrato de compra-venda ou um aumento de capital.
O objetivo da due diligence não é senão conhecer os possíveis riscos que uma empresa possui, a fim de analisar sua verdadeira realidade econômico-financeira. Dessa forma, eles terão mais informações para determinar se a empresa realmente vale o que seus proprietários dizem que vale a pena e se tudo está correto.
Para realizar uma due diligence, é um requisito essencial ter o consentimento do proprietário da empresa . Além disso, por se tratar de um tipo de auditoria, é mais aconselhável ser realizada por uma terceira pessoa independente de ambas as partes, a fim de obter uma opinião especializada e totalmente imparcial.
A devida diligência deve ser feita no menor tempo possível para tentar interromper as atividades comerciais o mínimo possível. Se possíveis riscos ocultos fossem encontrados, seria melhor iniciar as negociações novamente, levando em conta a nova situação.
Enquanto a devida diligência estiver sendo realizada, o proprietário da empresa será obrigado a fornecer todas as informações necessárias , o que significa que ele não pode ocultar ou deturpar qualquer documento. Caso contrário, a nulidade do contrato poderia ser realizada, tendo que pagar a correspondente compensação pelos danos causados.
Da mesma forma, todo esse processo deve ser acompanhado por um acordo de confidencialidade assinado por ambas as partes, que não pode ser quebrado em nenhuma circunstância.
Como fazer uma due diligence?
Ao realizar uma due diligence , cada aspecto do negócio será examinado, detectando assim qualquer falta ou eventualidade não controlada. Isso significa que a investigação afetará todas as áreas da empresa, com o objetivo de que a transação possa ocorrer com segurança , com garantia total.
- Corporativo : estrutura de capital, acordos entre parceiros, órgãos administrativos, além de outros aspectos relacionados à tomada de decisão e cumprimento de obrigações comerciais.
- Privacidade e propriedade intelectual : cláusulas em contratos com funcionários, colaboradores e clientes, registro de marcas, patentes e domínios, proteção de dados, etc.
- Fiscal, trabalhista, contábil e financeiro : cumprimento de obrigações com administrações, documentação interna, verificação contábil.
- Procedimento : procedimentos formais iniciados pela empresa ou contra ela, reclamações e outros riscos detectados.
Para iniciar todo esse processo, ambas as partes devem ter concordado com os termos mais gerais . Feito isso, a devida diligência será realizada o mais rápido possível, para não interferir na atividade comercial, bem como para que o comprador ou o investidor tenha mais tempo para tomar uma decisão.
A empresa deve nomear alguns trabalhadores que serão responsáveis pela mediação com a pessoa responsável por realizar a devida diligência , respondendo a todas as solicitações solicitadas. Além disso, uma sala específica deverá ser habilitada, onde os responsáveis pela pesquisa examinarão todas as informações necessárias .
Quando termina a due diligence?
Uma vez que todas as pesquisas relevantes tenham sido realizadas, para concluir o processo de due diligence, um relatório deve ser detalhado detalhando todos os aspectos comerciais, tecnológicos, contábeis e trabalhistas que foram examinados e revisados durante a investigação.
Cabe ressaltar que os responsáveis por esse processo não farão um diagnóstico simples da empresa examinada, pois também devem fazer sua própria interpretação para oferecer o melhor conselho possível ao comprador ou investidor, ajudando-o a tomar as melhores decisões para Que a transação é conveniente e bem-sucedida.
Após todo o processo de due diligence, o comprador ou o investidor terá uma imagem muito mais confiável da situação real em que a empresa se encontra . Dessa forma, você pode fazer todas as alterações que julgar necessárias para aumentar o crescimento econômico e produtivo da empresa.
Conclusão
A due diligence é mostrada como um processo totalmente recomendado ao comprar ou investir em uma empresa, através do qual você pode conhecer a situação real em que a empresa está em questão e, assim, tomar decisões mais confiáveis que não afetam para o futuro do comprador ou investidor.